Finalmente a estrada para Maricá


“Essa estrada é importantíssima. Leva o povo de Itaboraí à Região dos Lagos e traz o povo de Maricá para trabalhar aqui no Comperj, de uma forma mais segura. Essas obras terão continuidade porque essa região é muito importante e talvez seja a que mais vai crescer no país. Sendo assim, cada vez mais, o Estado tem que estar aqui presente” prometeu o Vice- Governador, Luiz Fernando Pezão, ao inaugurar a recuperação do asfalto de um trecho da RJ 114, que faz ligação entre Itaboraí e Maricá. As obras de restauração e melhorias operacionais na RJ-114, no trecho que vai da Serra do Lagarto até a BR-101 (altura de Itaboraí) consumiu investimentos de cerca de R$ 20 milhões.

Drenagem, terraplenagem, recapeamento asfáltico, acostamento e sinalização, custavam em 2007, quando foi aprovado o projeto, R$ 13 milhões, Os melhoramentos que a estrada recebeu foi possibilitado pelos recursos da Cide – Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – que partilha com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios da arrecadação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados, e álcool etílico combustível.

A RJ 114 tem 35 quilômetros de extensão e é uma opção de acesso para a Região dos Lagos. Mais utilizado por itaboraienses quando se deslocam para as praias e para escoamento de sua produção econômica, o asfalto tinha o trecho maricaense em perfeito estado enquanto o lado pertencente a Itaboraí desafiava carros e motoristas, tamanho o numero de buracos na pista.

Com as obras a estrada se habilita agora ao trafego gerado pelo Comperj e os habitantes das duas cidades esperam para breve uma linha de ônibus ligando os dois municípios. Atualmente vários trabalhadores do Comperj que moram em Maricá, se utilizam do percurso. Eles embarcam em ônibus e baldeiam na metade do caminho, para vans e kombis que fazem o transporte alternativo até o Centro de Itaboraí.

A inauguração contou com a presença do Presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, Deputado Jorge Picciani, dos Prefeitos de Itaboraí, Sérgio Soares, de Maricá, Washington Quaquá, de Tanguá, Carlos Pereira, de Cachoeira de Macacú, Rafael Miranda e de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, além de outras autoridades, entre elas o Deputado Audir Santana, quem pediu a obra ao governo estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário