Itaboraí oferece novas vacinas para crianças


A nova Policlínica de Manilha e todos os postos de saúde de Itaboraí já estão oferecendo as vacinas Pneumocócica 10-valente e a Meningocócica C. Todas as crianças entre três meses e dois anos devem ser imunizadas. A primeira, protege contra pneumonias, otites médias e meningite causadas pela bactéria pneumococo. A segunda, imuniza contra a meningite ocasionada pelo germe neisseria meningitides tipo C.


“Estas vacinas são um grande avanço, porque além de proteger a população contra doenças, contribuem para a redução da mortalidade infantil. “Pedimos aos pais que levem a caderneta de vacinação da criança para que seja verificado se o esquema de imunização está em dia”, afirma a coordenadora do Programa Municipal de Imunobiológicos, Norma Sueli de Oliveira.

As novas vacinas devem ser aplicadas a partir do terceiro mês de vida da criança. No caso da pneumocócica 10-valente, o esquema de vacinação é de três doses com intervalos de 60 dias e um reforço com um ano de idade. Já a meningocócica C, a criança deve tomar duas doses, também com intervalo de 60 dias e um reforço com um ano e três meses de idade. Os menores que tiverem completado um ano e ainda forem menores de dois, receberão apenas uma dose.

Os novos imunizantes - que antes só eram fornecidos em clínicas particulares – foram incluídos na rotina de vacinação das crianças, que passou a ter 13 tipos de vacinas para proteger contra 19 doenças. Todas as unidades de saúde do município já estão realizando a vacinação, que pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes. Caso a criança apresente reações após a aplicação das vacinas (febre de até 38º C, dor ou vermelhidão no local), os pais devem procurar a unidade de saúde onde as doses foram aplicadas ou o pediatra.;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;Mutirão contra dengue mobiliza moradores de Manilha



Na semana nacional de combate à dengue, agentes de combate a endemias realizarão mutirão no bairro Jardim Boa Vista, em Manilha. Nesta sexta-feira, dia 19/11, a partir das 9h, os profissionais de saúde irão percorrer os domicílios e intensificar o trabalho de orientação à população naquele local. A ação de mobilização faz parte da campanha Rio Contra Dengue, realizada pela Secretaria de Estado de Governo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a comunidade.

A meta das equipes de saúde é distribuir panfletos, fixar cartazes, informativos, instalar telas de proteção em caixas d´água, entre outras ações de educação e conscientização para diminuir os índices de infestação do mosquito no local.

Queremos alertar a população de que é preciso se manter vigilante sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti e a transmissão da doença, principalmente agora com a chegada do verão. Queremos envolver a população nessa guerra. Só assim vamos conseguir bons resultados”, destaca o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Nilton Ricardo Vieira da Costa.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3639-0617 (Programa Municipal de Combate à Dengue).

Itaboraí lança seu “Fique Sabendo” contra Aids
A Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Saúde, se antecipou ao Dia Mundial de Combate à Aids (01/12), e ofereceu, nesta quarta-feira (17/11), uma capacitação para os agentes comunitários de saúde do município e voluntários.

A palestra, conduzida pela coordenadora do programa municipal de DST/Aids e hepatites virais, Eledir Terra, e pela assistente social Viviane Braga, exibiu diversos slides explicativos sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Num segundo momento, as palestrantes instruíram os agentes sobre a melhor forma de abordagem da população. “É muito importante que eles tirem suas dúvidas sobre as doenças para que possamos fazer um bom acolhimento do cidadão,” explicou Eledir.

A campanha contra Aids lançada pelo Ministério da Saúde este ano se chama “Fique Sabendo”. Em Itaboraí, ela vai ocorrer não somente no Dia Mundial de Combate à Aids, (01/12), mas durante toda a primeira semada de dezembro ( do dia 29/11 a 03/12). Neste período serão distribuídos preservativos e material informativo sobre o tema, além de realização gratuita de exames de HIV. ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;  

Nenhum comentário:

Postar um comentário