aconteceu virou noticias

Estudantes disputam final de
Festival de Teatro
Itaboraí está na final estadual do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran), organizado pela Polícia Rodoviária Federal. Na próxima segunda-feira (08/11), no Teatro Municipal Átila Costa, em São Pedro da Aldeia, os alunos da Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes, em Sambaetiba, apresentarão “Alice no País do Trânsito”. Na peça, adaptação do clássico “Alice no País das Maravilhas”, os estudantes mostram as leis de trânsito e as consequências do não cumprimento da legislação.
O espetáculo tem direção do professor de teatro Allan Rangel, que faz parte do projeto “Teatro nas Escolas”, implantado na rede municipal de Itaboraí no atual mandato do prefeito Sergio Soares. Segundo a diretora da E.M. Geremias de Mattos Fontes, Ariete Teixeira de Oliveira Borges, o projeto trouxe benefícios para os alunos.
“Os estudantes têm a oportunidade de participar de atividade extracurricular dentro da escola. Hoje, a nossa escola oferece teatro, dança e coral. Com as atividades artísticas a concentração melhora, a responsabilidade aumenta e as notas são mais altas. Os alunos sentem mais prazer em vir à escola e estão mais alegres por participarem dos projetos. Estamos na final do Fetran, o que muito orgulha a nossa escola”, afirma a diretora.
Entre os estudantes, o clima é de felicidade, otimismo e ansiedade. Para Tamiris Alcântara da Silva, de 12 anos, que interpreta a personagem principal (Alice), todos desejam a vitória. No entanto, o mais importante foi ter participado do concurso. A aluna vê o título como uma consequência do trabalho realizado.
“Eu entrei no grupo de teatro sem saber muito bem o que eu iria encontrar e hoje desejo muito ser atriz. Estou desde o início do projeto e, apesar das dificuldades, conseguimos fazer um bom trabalho com o Allan (professor). Queremos muito vencer o Fetran e estamos fazendo tudo para isso, mas só de ter chegado à final já é um prêmio. O nome da nossa escola já foi bem longe, acreditamos que vamos ganhar”, diz, otimista.
Este é o terceiro ano em que é realizado o Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran), parceria entre oito municípios e a Polícia Rodoviária Federal. Foram realizadas eliminatórias nas cidades, definindo os oito representantes para a final estadual.
                                                                    Elaine Trindade

Império de Itaboraí já é realidade
Por iniciativa de Dário do Pandeiro, Manoel Prevot, Tião da PMI e demais sócios fundadores, com o apoio de Arandir Cardoso, o popular Careca, e Luiz Sérgio Mastrange, ambos do Império Serrano, foi fundado no dia 29 de outubro, o G.R.E.S. Império de Itaboraí, cujas atividades serão realizadas no Citrus Clube, através de parceria firmada na ocasião.
Seguindo a tradição carioca, Itaboraí já teve várias escolas de samba e blocos carnavalescos, e promoveu grandes carnavais.
Mas os integrantes das associações não se preocuparam com a profissio-nalização do segmento, e dependiam, quase que exclusivamente, de recursos oriundos das administrações públicas.
Atualmente, alguns poucos Blocos carnavalescos se apresentam no Centro e nos Distritos, apenas nos período momesco, sem apresentarem qualquer outra atividade no decorrer do ano, nas áreas sócio-cultural e educacional.
Com o advento do COMPERJ e a realidade da cidade sendo transformada radicalmente, surgiu a idéia da criação do GRES Império de Itaboraí com a finalidade de valorizar o município através de um trabalho bem elaborado que proporcione atividades nos mais diversos segmentos, principalmente nas áreas sociais, esportivas e culturais.
O Império de Itaboraí se propõe a desenvolver ações através de Oficinas, entre elas a de Artes (cênicas, musicais, plásticas/adereços, literárias, visuais e meio ambiente), Profissio-nalizantes (informática, editoração, luminotécnica, sonotécnica, cenotécnica, figurinos, corte e costura, cabeleireiro, estética e maquiagem), Serviços (comunicação e marketing, saúde, meio ambiente, educacional, assistência social, econômica e jurídica), Esportivas (futebol de campo e salão, basquete, vôlei, atletismo e tênis de mesa) e eventos diversos como gincanas, jogos de integração, campeonatos e festivais de música, entre outros.
A apresentação oficial do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império de Itaboraí dará-se no carnaval de 2011 e, dentro de um projeto audacioso, após associar-se à Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro, que está apoiando o projeto, também passará a desfilar na Cidade Maravilhosa.
Como início das atividades em Itaboraí, o Grêmio estará promovendo no dia 7 de novembro, a partir das 14 horas, com o apoio de empresas e empresários da cidade, entre eles Samuel da Farmácia (2635-3071), Gás Expresso (0800 282-3936), Citrus Clube de Itaboraí, Salsicharia Santa Fé (2635-2104), Thalis Serviços Gerais Ltda (3639-1068), Ótica Popular (Enock), Casa do Biscoito (Mineiro) e Luiz Sérgio Mastrange Gomes, um Grande Festival de Prêmios, que será animado com muito samba de raiz e sambas de enredo das mais variadas épocas.
 
A DIRETORIA:

Presidente : Dário de Souza Pereira
                   (Dário do Pandeiro, na foto)
Vice-Presidente : Sebastião Rezende Júnior
Tesoureiro : Marcos Augusto Salles Gomes

Conselho Fiscal:
Rodney Mendonça dos Anjos
Luiz Cesar Vieira
José Jorge Siqueira dos Santos

Suplentes do Conselho Fiscal:
Fabiano Guilherme de Mendonça
Ronaldo Gonçalves Costa
Paulo José dos Santos Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário